SENDA DA GRAÇA

20/09/2013 12:10

Que a Graça e a Paz do Senhor eseteja com todos; quertidos irmãos em contato com outros irmãos em Cristo da Igreja em Quinta do Conde - Portugal recebemos autorização para estar disponibilizando estudos escritos e em aúdio no site da Conveção do Minstério da Graça no Brasil. Estaremos criando um link para o facebook para que todos possam divulgar e fazer comentários. Qualquer duvida ou interesse em receber os estudos por e-mail enter em contato. Seminárista Enézio Santos de Jesus, meu e-mail esta na pagina principal do site.

Por Cal Bodeutsch

O caminho de Deus para a vida Cristã triunfante

Este estudo é para todos aqueles Cristãos que têm tentado viver a vida Cristã e têm fracassado. É também para aqueles que crêem que há mais para a vida Cristã mas não sabem o quê e como conseguir. A leitura deste estudo não o tornará mais espiritual mas mostrar-lhe-á como Deus o pode fazer.

Começando com um fundamento bíblico sólido e prático A SENDA DA GRAÇA distingue a responsabilidade de Deus da nossa, no processo da maturidade espiritual. A SENDA DA GRAÇA é um caderno de exercícios. A SENDA DA GRAÇA é um diário. A SENDA DA GRAÇA é o caminho de Deus para uma vida Cristã bem sucedida.

Cal Bodeutsch é pastor há mais de 30 anos. É casado há mais de 35 anos e tem 3 filhos adultos – Tiersa, Eric e Kristie. No seu tempo livre escreve e prega em Conferências. Cal focaliza o seu ministério na obra do Espírito Santo e na Palavra de Deus na vida do crente. A sua paixão é ver os crentes crescerem espiritualmente.

“Uma leitura obrigatória para quem quer saber como viver a vida Cristã no contexto da graça.” Williamae Myers, consultor Gospel Light.


AGRADECIMENTOS

Muitas pessoas têm-me influenciado no meu andar com Deus. Desde os meus piedosos pais, Ken e Kay, até aos nossos filhos, Tiersa, Eric e Kristie, cada um contribuiu, de alguma forma, para o meu conhecimento e dependência da graça de Deus. Sinto-me especialmente endividado para com vários pastores que têm andado comigo na Senda da Graça. Estou grato aos pastores Tim Heath, Harold Collins, Cliff Tulsie e Dan Meininger, pelo seu ensino e viver na Senda da Graça.

Finalmente gostaria de agradecer às pessoas que têm trabalhado comigo na escrita da Senda da Graça. Lyn Whitham é uma editora de editores. Ela encontrou regularmente erros nas minhas páginas “perfeitas”. Faith Desmarais também me ajudou muito, encorajando-me a prosseguir com a publicação.

Todo o louvor, ao fim e ao acabo, pertence a Deus. Tudo o que sou e tudo o que faço devo à graça de Deus. “... pela graça de Deus sou o que sou; e a Sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo” (1 Coríntios 15:10).


PREFÁCIO

Na Senda da Graça, descobrirá uma nova abordagem estimulante a respeito de como se deve viver a vida Cristã.

No início deste estudo, quatro verdades fundamentais são discutidas pelo autor. Estas verdades constituem o âmago do entendimento de como funciona a vida Cristã.

Primeiro temos de entender que todos os dons de Deus são dados pela Sua graça. Segundo, temos de entender o inimigo que está dentro de nós, a carne. Terceiro, temos de entender que o que Deus requer de nós é confiança n’Ele para que seja produzida piedade dentro de nós. Finalmente, a virtude inicial que nos é requerida é a humildade.

Nesta abordagem estimulante à piedade, o autor desenvolve o Paradigma da Graça.

Depois de ler este estudo, descobrirá, como eu descobri, um novo desafio estimulante à sua vida.

 

Daniel C. Bultema
Grace Publications


INTRODUÇÃO


Este estudo é escrito aos novos Cristãos, aos que instruem os novos Cristãos e aos que estagnaram como novos Cristãos. Este é um estudo discipular, escrito a partir de um paradigma da graça. Enquanto outros materiais de discipulado preferem abordar a vida Cristã através da perspectiva do “fazer”, este estudo explica a vida Cristã do ponto de vista do “ser”.

Como pastor e conferencista fiquei decepcionado com a falta de bom material de discipulado que explicasse como a vida Cristã funciona. Várias pessoas têm procurado o meu conselho ao longo dos anos sobre como viver a vida Cristã. Elas já ouviram o “esforça-te mais” dos pastores, amigos e outros Cristãos e isso não tem ajudado. As questões do pecado ainda ficam por resolver a despeito dos seus melhores esforços.

Cheguei à conclusão de que mais esforço não é a resposta, sendo, de facto, uma grande parte do problema. A vivência da vida Cristã não é resultado das nossas boas obras, como acontece igualmente com a nossa salvação. Mais esforço para nos salvarmos só nos arrasta para fora da graça de Deus. Do mesmo modo, tentar viver a vida Cristã na energia da carne só frustra a graça de Deus na nossa vida.

No início deste estudo quatro verdades fundamentais são discutidas. Estas verdades constituem o âmago da compreensão de como funciona a vida Cristã. Primeiro, temos de compreender que todos os dons de Deus são dados pela Sua graça. Isto inclui todas as virtudes e bênçãos que vêm a nós quando nos rendemos à obra do Espírito Santo dentro de nós. Segundo, temos de entender o inimigo que está dentro de nós, a carne. A carne pode assumir diferentes formas, mas todas matam a operação do Espírito Santo. Terceiro, temos de entender que o que Deus requer de nós é confiança n’Ele para que seja produzida piedade dentro de nós. A falta de confiança em Deus levar-nos-á a ser instáveis no nosso relacionamento com Deus. Finalmente, a virtude inicial que nos é requerida é a humildade. Sem a humildade firmemente no lugar, Deus resistirá às nossas tentativas ego-centradas de nos tornarmos mais piedosos.

A segunda parte do estudo, que começa no capítulo cinco, faculta os elementos básicos da obra do Espírito Santo nas nossas vidas para a criação e manutenção do crescimento espiritual. Qual é a responsabilidade de Deus e qual é a nossa? Se tentarmos fazer a parte de Deus, fracassaremos. Se não fizermos a nossa parte, fracassaremos. O crescimento espiritual não é da responsabilidade exclusiva de Deus (Deixa andar que Deus operará!), nem é da nossa responsabilidade exclusiva (faz algo, mesmo que errado!). Nós descobrimos que a vontade de Deus, relacionada com o nosso crescimento espiritual, baseia-se na Palavra de Deus.

Este estudo nasceu do desespero. O evangelista Art Fowler pediu que discipulasse Robbie Knievel, o Motociclista Voador recordista mundial. Robbie quis saber como a vida Cristã funcionava. Nada do que eu conseguia encontrar satisfazia a necessidade, por isso escrevi uma nova lição cada semana. Essas lições tornaram-se a base deste estudo.


* Uma vez que reconheçamos a nossa total fraqueza temos três opções:
a) Podemos tentar viver com mais esforço a vida Cristã sob o legalismo.
b) Podemos desistir, dizendo que a vida Cristã não funciona.
c) Podemos ser quebrantados por Deus e começarmos a viver pela graça.

** O orgulho espiritual é sempre um perigo para os crentes piedosos, mas é opcional. Se Satanás não o pode impedir de se tornar piedoso, ele tentará destruí-lo tentando torná-lo orgulhoso disso.


CAPÍTULO 1

O PARADIGMA LEGALISTA


"Este estudo ilustra dois caminhos muito diferentes, que o crente que procura crescimento espiritual pode trilhar."

Dois Cristãos, o Jorge e o João, têm duas ideias diferentes quanto ao que consiste a vida Cristã. Para o Jorge o Cristianismo tem tudo a ver com a tentativa de se viver ao nível dos padrões estabelecidos pelos Dez Mandamentos. Mas para o João o Cristianismo é o gozo de um relacionamento íntimo com Deus. O Jorge é motivado pela culpa e pelo medo, o João pelo amor. O Jorge avalia a sua espiritualidade pelo número de vezes que pecou na semana transacta, enquanto que o João concentra-se em conseguir conhecer Deus melhor. O Jorge está refém do paradigma legalista.

Este estudo ilustrará dois caminhos muito diferentes que o crente que procura o crescimento espiritual pode trilhar. Penso que a representação gráfica colocada atrás ajuda a ilustrar a diferença entre os paradigmas legalista e da graça. Ambos começam no mesmo ponto, onde o crente tem o desejo de crescer espiritualmente, mas terminam totalmente de modo diferente. Um termina com “Tudo o que Deus nos quer dar diariamente,” o outro acaba por resultar em frustração e fracasso. O caminho que tomamos para a vivência da vida Cristã faz alguma diferença? Toda, absolutamente!

Ambos os caminhos começam com a salvação pela graça, por meio da fé. Isto elimina os descrentes do processo do crescimento espiritual. Se o leitor ainda não recebeu o maravilhoso dom da vida eterna, então porque não o recebe agora? Eis no que tem de crer: Cristo morreu pelos nossos pecados e ressuscitou da sepultura ao terceiro dia (1 Coríntios 15:2-4). A Bíblia declara que o pagamento do pecado é a morte (Romanos 6:23). Jesus Cristo efectuou este pagamento por si quando morreu na cruz. Baseado na acção de Cristo, Deus quer oferecer-lhe o dom da salvação.

Voltar